Cainã Amaral- 2°E - Informática

Central de informações do Sistema.

Powered By Blogger

Aula de SI - 28/02

A aula do dia 28 de fevereiro, dada pelo Prof° Leoncio, abordou os seguintes temas: Dados, Informações, sistemas (etc.).


Dados são os fatos em sua forma primária. Quando estes dados são organizados ou configurados de uma maneira significativa, eles se tornam umainformação.Falando de outra forma, dados são números, medidas, valores. Uma informação é basicamente a interpretação e compreendimento de um conjunto de dados.

Sistema: é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir metas ou objetivos. Elementos de um sistema:

- Entrada : envolve captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.

- Processamento : envolve processos de transformação que converte insumo (entrada) em produto.
- Saída : envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final.
Podemos compreender "entrada" como: dados, "processamento" como: ainterpretação desses dados e "saída" como Informação. Ou no caso de um meio não computacional: Em fabrica de tijolos(X): entrada> recebe matéria-prima(cimento), processamento> confecção de tijolos, saída> tijolos prontos.
Feedback ou realimentação. A incorporação deste componente a um sistema faz com que este se torne auto-monitorado ou auto-regulado.
Feedback ou Realimentação é uma saída usada para fazer ajustes ou modificações nas atividades de entrada ou processamento. Assim, os erros ou problemas podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado.
Sistema X Subsistema: Um sistema não existe no vácuo, na verdade, ele existe e funciona em um ambiente que contém outros sistemas. Se um sistema for um dos componentes de um sistema maior, ele é um subsistema, e o sistema maior é seu ambiente.

Exemplo: A Padaria vive em função de abastecer um Supermercado.

Classificação do Sistemas.

Sistema simples: É o que possui poucos elementos ou componentes e a relação entreos componentes ou elementos não é complicada e direta. Sistema complexo: possui muitos elementos que são altamente relacionados e inter-conectados. *A maioria dos sistemas se situa num estágio contínuo entre simples e complexo.

Sistema aberto: interage com seu ambiente. Em outras palavras, há um fluxo deentradas e saídas por todos os limites do sistema. Todos os organismos vivos, animais e plantas são sistemas abertos, porque tem alto grau de interação com o ambiente. Todas as empresas são sistemas abertos. Matérias-primas e entradas fluem para dentro do sistema (empresas). Depois essas matérias são processadas, os bens e serviços (saídas) fluem de volta para o ambiente, para clientes e compradores. Sistema fechado: é o oposto do aberto. Não há qualquer interação com o ambiente. Por isso, existem pouquíssimos sistemas fechados. Geralmente, investiga-se grau que um sistema é fechado, pois alguns sistemas têm mais interação com o ambiente que outros.

Sistema estável: é aquele em que as mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema. Sistema dinâmico: é o que sofre mudanças rápidas e constantes devido a mudanças no seu ambiente.

Adaptáveis ou não adaptáveis estão relacionados à estabilidade e a dinâmica. Um sistema adaptável é o que responde ao ambiente mutável. Em outras palavras, é o que monitora o ambiente e recebe modificações em resposta a mudança do ambiente. Um sistema não-adaptável é o que não muda com o ambiente mutável. O sistema permanente é o que existe ou existirá por um longo período de tempo, geralmente 10 anos ou mais. O sistema temporário é o que existirá por um curto espaço de tempo. Alguns negócios e investimentos são feitos para serem temporários.