SEMANA DE INFORMÁTICA DO CETEP EXTREMO SUL
A semana de informática é um evento realizado anualmente, organizado pelos professores e por alguns alunos, no qual dá oportunidades aos alunos do curso de informática do CETEPES e de outras escolas técnicas, ter um maior conhecimento na área, com mini-cursos e palestras que ajudarão na formação dos alunos, enquanto técnicos em informática.
Participar das palestras e mini-cursos é o foco do evento, Participei do mini-curso de manutenção em impressoras; um mini-curso muito produtivo, no qual o professor Willas, ensinou como desmontar uma impressora sem causar danos na mesma, precauções antes de desmontar uma impressora, limpar a impressora por dentro de por fora, solucionar pequenos problemas: cartucho queimado, cartucho com defeito, problemas na placa da impressora, problemas nos fios da impressora, problemas no puxador de papeis. Esse mini-curso foi muito importante para a minha formação, pois já tenho um conhecimento maior se quiser seguir na área de manutenção em componentes e periféricos. O professor do mini-curso foi ótimo enquanto intermediador do conhecimento, explicou muito bem sobre o assunto e soube responder as dúvidas dos alunos. O mini-curso aconteceu na quarta-feira pela manhã, começando por volta da 7h40min e acabando por volta das 11h30min. Outro mini-curso que participei foi o C#, no qual o professor fez uma introdução sobre esse sistema, e ensinou a usar um programa que o utiliza, é um programa que cria aplicativos. Se eu quiser seguir na área de programação, como pretendo, esse sistema é um bom intermediador. O professor deste mini-curso soube explicar o assunto, ensinou na teoria e fez na prática e encerrou o assunto sem dúvidas dos alunos. O mini-curso ocorreu na quinta-feira pela tarde, começando por volta das 13h40min e acabou por volta das 16h00min.
A palestra de doenças tecnologias, que aconteceu na terça de manhã por vota das 07h50min, me fez refletir sobre a minha postura perante a computação, pois muitas das vezes podia contrair uma LER e não saber, mas hoje já estou ciente e minha postura é outra. A palestra de computação em nuvem, eu não gostei muito, mas aprendi um pouco sobre o assunto (uma forma de armazenamento na rede), o professor de Itanhém que palestrou, soube administrar o assunto, explicou bem, mas o tema em si não foi do meu interesse, a palestra aconteceu na terça de manhã por volta das 8h40min e acabou por volta das 9h30min, logo após ocorreu a palestra do professor Leonardo, também de Itanhém, abordou um tema sobre novas tecnologias, no qual chamou um pouco a minha atenção, a ficar mais aberto a respeito das inovação tecnológicas no campo da informática, o Professor soube explicar o assunto com clareza e soube responder as duvidas que dos alunos.
A palestra que mais me chamou atenção ocorreu na quinta-feira à noite, sobre crimes digitais, e me fez refletir sobre o - usar a internet -, pois algumas vezes estava cometendo um crime digital e não sabia, o palestrante tinha o domínio completo do assunto, soube interagir com os alunos, respondendo e esclarecendo todas as dúvidas, e finalizou sem muito bem. Outra palestra que me chamou atenção foi a de Soluções Microsoft, que aconteceu logo após da palestra de crimes digitais. Com ênfase em Windows 7, me chamou atenção como usuário, e me esclareceu algumas duvidas que tinha a respeito do Sistema Operacional, o palestrante mostrou as diferentes versões do Windows 7, e detalhou cada versão deste sistema. O palestrante soube conduzir a palestra, e sanou todas as dúvidas dos alunos perante o Windows 7.
A organização do evento foi fantástica, nenhuma palestra foi cancelada por imprevistos, os professores dos mini-cursos capacitados a está ali ensinando o assunto. Uma coisa que faltou que poderia ter é a apresentação de jogos elaborados pelo 1º ano, pois ano passado aconteceu e achei que completou o evento.
A equipe de organização soube administrar o evento e esteve atento para qualquer imprevisto que pude-se acontecer. O evento em si foi muito bom, muito produtivo e sinto que foi melhor que o do ano passado.
0 comentários:
Postar um comentário